Conceitos Sociológicos
É toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção externa, que é comum a uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.
Grupos sociais
Coletividade identificável, estruturada de pessoas que desempenham papéis recíprocos, segundo determinadas normas, interesses e valores sociais, visando ao alcance de objetivos comuns.
Interação social
É a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos em contato. Pode-se dizer que a interação é a reciprocidade de ações sociais.
Socialização
Processo pelo qual a pessoa aprende e interioriza os elementos sócio-culturais do seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influência de experiências dos agentes sociais significativos.
Estratificação social
Diferenciação de indivíduos e grupos em posições (status), estratos ou camadas, mais ou menos duradouros e hierarquicamente sobrepostos.
Sistemas sociais
Uma pluralidade de indivíduos que desenvolve interações, segundo normas e significados culturais compartilhados.
Contato social
É a fase inicial da estimulação, sendo as modificações resultantes denominadas interação. É um aspecto primário e fundamental do processo social, porque do contato dependerão todos os outros processos ou relações sociais.
Estigma
O estigma tem raízes longínquas. É descrito como a qualidade que deprecia significativamente um indivíduo aos olhos de outro. As qualidades a que o estigma adere (por exemplo: a cor da pele, a forma de andar, as coisas que se fazem) podem ser totalmente arbitrárias. A discriminação ocorre quando uma pessoa é tratada de forma desigual ou injusta, sendo essa distinção baseada no fato de a pessoa pertencer, ou julgar-se que pertence, a um grupo particular.
Cidadania
O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o