Conceitos Sociologicos
COOPERAÇÃO: É o tipo particular de processo social em que dois ou mais indivíduos ou grupos, atuam em conjunto para a consecução de um objetivo comum. É requisito especial e indispensável para a manutenção e continuidade dos grupos e sociedade. Pode ser dividido em Direta ou Indireta.
COMPETIÇÃO: É considerada a forma mais elementar e universal de interação. É uma força que leva os indivíduos a agirem uns, contra os outros, em busca de um melhor “lugar ao sol”. Ela nasce da vontade de ocupar uma posição social mais elevada, de ter uma importância maior no grupo social, de conseguir riqueza ou poder, etc.
CONFLITO: É quando a competição assume elevada tensão social, fazendo surgir à hostilidade, que comumente reforça a energia necessária aos esforços de suplantação. O conflito apresenta-se através de rivalidade, debate, discussão, litígio, contenda e guerras.
ACOMODAÇÃO: É um processo social com o objetivo de diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos, reduzindo o mesmo e encontrando uma nova forma de convivência entre elementos e grupos antagônicos e a restauração do equilíbrio afetado pelo conflito. Ela pode ser duradoura como o caso das castas, ou transitória como a existente entre as classes numa sociedade aberta.
AJUSTAMENTO: Processo social onde a sociedade vai adquirindo aos poucos, a cultura de povos estrangeiros, até a completa dominação da cultura.
ACULTURAÇÃO: É um processo social que há uma fusão de duas culturas diferentes que, entrando em contato contínuo, originam mudanças nos padrões da cultura de ambos os grupos. Pode abranger numerosos traços culturais, apesar de, na troca recíproca entre duas culturas, um grupo dar mais e receber menos. Com o passar do tempo, essas culturas fundem-se para formar uma sociedade e uma nova cultura.