conceitos sociologicos
Nome: Ana Paula Huoya
Ano: 2º Ano – A (Nº: 4)
Disciplina: Sociologia
Professor: Luiz Fernando Machado
QUESTIONÁRIO DE REVISÃO
1) Quais são as fontes de Augusto Comte?
R: As fontes de Augusto Comte são: Saint-Simon e seu Socialismo Utópico juntamente com a Frenologia. Além do mais, Comte se inspirou nas escolas científicas criadas pela Revolução Francesa.
2) Defina o que significa ciência positivista.
R: A ciência positivista é uma ciência que tem como ideia de que as verdades absolutas ajudariam a sociedade se organizar. Esta ciência elimina o subjetivo, as visões e discussões tendo como objetivo a padronizar uma verdade absoluta admitindo a ciência como exata (“Trata-se de um movimento orientado para a exaltação dos fatos em oposição às ideias, das ciências experimentais em oposição às teóricas, e das leis físicas e biológicas em oposição às construções filosóficas” Dossiê, CULT – Os clássicos do pensamento social)
3) Defina Frenologia e a importância dela no positivismo de Augusto Comte.
R: Frenologia é a ciência que estuda a fisiologia do cérebro. Esta define que o que a pessoa é está relacionado à fisiologia do cérebro. Esta ciência foi definidora do nascimento da sociologia de Comte e seu positivismo já que primeiramente, esta é uma ciência física, portanto, exata. Em segundo lugar, ela que faz com que Comte crie o conceito de Religião Humanista: se preocupa com a sociedade que por causa das fisionomias cerebrais, está doente.
4) Quais são as preocupações “concretas” de Karl Marx?
R: As preocupações “concretas” são: movimento da mundialização econômica , estudo do Estado capitalista e das formas sociais de dominação juntamente com a análise da estrutura das classes sociais.
5) Indique 4 marxistas contemporâneos e suas áreas de atuação.
R: Quatro marxistas contemporâneos são: David Harvey (geógrafo que restabeleceu as principais determinações conceituais e históricas da teoria marxista do imperialismo), Mike Davis