Conceitos Sociológicos Fundamentais
Este grande, denso e poderoso texto de Max Weber, cuja primeira versão portuguesa se fez e editou em 1997, oferece-se agora aos visitantes do LUSOSOFIA. Sofreu algumas alterações mínimas e, para melhor orientação do leitor, recebeu títulos nos diversos parágrafos (§§1-17) em que o Autor vai desdobrando o seu pensamento sobre a acção social, o seu enquadramento, o seu contexto na sociedade e nas diversas formas de comunidade e, ainda, sobre a sociologia e o seu respectivo estatuto de ciência.
A tradução fez-se com base no original alemão, Wirtschaft und Gesellschaft, Tubinga, J. C. M. Mohr (Paul Siebeck),
19855.
Uma selecção das principais obras de MaxWeber encontra- se disponível neste electro-sítio: Zeno.org Meine Bibliothek. i i i i i i i i i i i i i i i i
Conceitos Sociológicos Fundamentais
Max Weber
[Economia e sociedade]
Cap. I
OBSERVAÇÃO PRÉVIA. O método destas definições introdutórias de conceitos, de que se não pode com facilidade prescindir, mas inelutavelmente abstractas e de efeito estranho à realidade, não aspira de modo algum a ser novo.
Pelo contrário, deseja apenas formular – como se espera – da forma mais conveniente e, porventura, mais correcta (e por isso talvez com algum pedantismo) o que toda a sociologia empírica intenta de facto, ao falar de coisas semelhantes.
Isto também onde se usam expressões aparentemente não habituais ou novas. Em contraste com o ensaio em Logos
(IV, 1913, p. 253 ss), a terminologia foi, sempre que possível, simplificada e, por isso, muitas vezes modificada para facilitar a sua compreensão na maior medida possível.
A exigência de uma vulgarização incondicionada nem sem-
5
i i i i i i i i 6 Max Weber pre é, decerto, compatível com a de uma máxima precisão conceptual e deve, se necessário, retroceder perante esta.
Sobre a “compreensão” (Verstehen) cf. a Allgemeine Psychopathologie de K. Jaspers [também algumas observações de Rickert na segunda