O ator e sua ética
O ATOR E SUA ÉTICA
Stanislaviski buscava um ideal artístico mais amplo. Para ele existe uma concepção de teatro e que o ator faz parte de seu núcleo, mas que não se restringe a ele. Ele fala que a educação e a ética é muito importante para o fazer teatral. No teatro trabalhamos no coletivo e por isso, cooperação, respeito e pontualidade são essenciais.
Para Stanislavski é preciso deixar os problemas fora do local de ensaio. Ele diz: “Em sociedade é preciso sorrir...Chore e sofra em casa, ou quando estiver sozinho.” Concordo e discordo com ele nesse ponto. Em minha opinião, devemos realmente não misturar a vida pessoal com a do trabalho e quando estamos com problemas, não colocar isso no seu desempenho com o personagem ou no grupo. Porém, quando se trabalha em grupo, e se o grupo de trabalho são seus amigos, não vejo o porque de não “desabafar” os problemas para que possa se sentir melhor e se conectar melhor com o trabalho, acho que isso ajuda na união do grupo. Stanislabski disse “Ame a arte em você e não você na arte”. Concordo plenamente, pois o que importa no teatro é a arte que se faz, de como ela é concebida, de como podemos contribuir à ela. Não se faz teatro com vaidade, não se faz arte quando o interesse é só “aparecer”.
Concordo com Stanislavski quando ele fiz que devemos aprender mais, estudar mais e buscar mais experiência com os mais experts. Outra coisa que ele fala que pra mim é essencial, é não sair por aí fazendo críticas e aprender mais com as experiências boas e ruins. Sempre haverá algo para acrescentar.
Ele fala que precisamos ser pacientes, equilibrados e calmos. Realmente devemos ser assim, pois na profissão de ator não é fácil conseguir sempre tá empregado e com um papel, mas não é impossível e por isso devemos estar sempre pacientes e dedicados para lidar sempre com isso.
Outro ponto importante que ele fala é sobre como devemos trabalhar em casa,