Resenha - OBRA INACABADA - ÉTICA - Constantin Stanislavski -
Constantin Stanislavski
Propostas do comportamento do ator em seu interior para o exterior em vivência coletiva experimentadas e idealizadas por Constatin Stanislavsky, buscando pontuar a importância da ética no processo criativo do fazer artístico.
Ao nos referimos às propostas teatrais de Stanislavsky devemos ter a clareza que estas eram inseparáveis de sua ética. Para ele, a ética, deveria expandir a postura do ator para além do fazer teatral. O controle de si mesmo e uma rigorosa disciplina de trabalho gerariam a disponibilidade de criação e a partir daí vão se relacionando inúmeros outros princípios éticos, pois só assim o homem de teatro poderia compreender a verdade na arte.
Em varios momentos Constatin Stanislavsky pontua o estado psicológico e criativo do ator, crítica a necessidade da separação de sua vida pessoal e sua vida artistica, porém gera um paradoxo pois essa mesma crítica também se encontra com conselhos da forma como homogeneizar a vida pessoal com a vida artística, tendo em vista que seu nome se torna uma representação de suas duas vidas, para qual fora dos palcos do teatro "templo de arte", é necessário ter postura e respeito com sua imagem.
Stanislavsky insiste no viver coletivo, na empatia como um grupo, é necessário ter consciência de seus deveres como ator, ter disciplina e respeito pelos outros companheiros de trabalho, que na falta desses baluartes, criasse uma atmosfera de erros e mediocridade na vida do ator e do grupo.
Também é importante estar atento em todos os aspectos que compoem o teatro, da estrutura, dos funcionários e a administração, não só de atores é feito o teatro. A experiência do espectador depende de todos esses elementos harmonizados. Nem sempre essa harmonização é simples, muitos problemas ocorrem pela ignorância da administração, que vem de meios que não entedem o peso da mais-valia no teatro, onde a encenação tem um peso muito maior na realização dos objetivos do