café filosofico
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.”
(Legião Urbana)
Sumario:
Primeiro capítulo: O século XXI e a pobreza global
Segundo capítulo: Século XXI: Vivemos uma crise de valores?
Terceiro capítulo: Violência: Banalização e rotina.
Quarto capítulo: Agressão ambiental: Os caminhos para o desenvolvimento sustentável.
Quinto capítulo: Desafios do século XXI. Perspectivas para o desenvolvimento de uma nova sociedade. O que podemos e devemos fazer?
O século XXI e a pobreza global
Em todas as regiões do mundo a recessão económica está profundamente enraizada, resultando no desemprego em massa, no colapso de programas sociais do Estado e no empobrecimento de milhões de pessoas. A crise económica é acompanhada por um processo de militarização à escala mundial, uma "guerra sem fronteiras" liderada pelos Estados Unidos da América e seus aliados da NATO. O comportamento do Pentágono na "longa guerra" está intimamente relacionado com a reestruturação da economia global.
Estamos a tratar de uma crise ou recessão económica definida de modo estreito. A arquitetura das finanças globais sustenta objetivos estratégicos e de segurança nacional. Por sua vez, a agenda militar EUA-NATO serve para endossar uma poderosa elite dos negócios a qual implacavelmente eclipsa e mina as funções do governo civil. Por trás da superfície dourada do governo, vemos uma complexa teia de enganos e distorções, os quais servem para esconder os trabalhos do sistema económico global e os seus impactos devastadores sobre as vidas das pessoas. A nossa análise centra-se no papel de poderosos atores económicos e políticos num ambiente forjado pela corrupção, pela manipulação financeira e pela fraude.
Apesar da diversidade de pontos de vista e de perspectivas apresentados neste volume, todos os colaboradores acabam por chegar à mesma