universidade vale do rio dos sinos ética e bioética
ADRIANA FERNANDES SIMINSKI ANO 06/10/2012
PROFESSORA ROQUE
DISCIPLINA ÈTICA E BIOÉTICA
Relação da Ética com o Serviço Social Considerando o Princípio da Responsabilidade Social na Intervenção com Pessoas Idosas
RESUMO
Este texto analisa a relação da ética com o Serviço Social considerando o princípio da responsabilidade social na intervenção com pessoas idosas. Problematiza esse princípio segundo vários autores, que o colocam em posições distintas e reporta-se a um caso como exemplo de uma intervenção profissional com uma pessoa idosa. A reflexão sobre o caso leva em conta essas duas dimensões de análise (uma mais normativa e outra mais hipotética e prospectiva). Por último, debate as decisões técnicas e os seus efeitos nas pessoas idosas e na profissão do Serviço Social.
Palavras - chaves: Ética. Serviço Social. Responsabilidade social. Pessoas idosas.
Introdução
A ética faz parte da natureza do Serviço Social. Este é entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, conseqüentemente, com responsabilidade social. Esta remete para a solidariedade social junto aos sujeitos, aos seus direitos individuais, junto à humanidade, aos seus direitos coletivo, prospectivos e de bem-estar.
Neste ensaio, problematizamos o princípio da responsabilidade social em relação à intervenção do Serviço Social junto às pessoas idosas. A intervenção do Serviço Social é orientada tanto por princípios éticos, autonomia e direitos sociais, como por normas de ontológicas onde a responsabilidade social, o bem-estar das populações, ganha relevo.
Para esta reflexão, escolhemos um caso, experienciado por um profissional de Serviço Social, que revela algumas questões paradigmáticas no que diz respeito à intervenção com pessoas idosas. O caso coloca a questão de se saber se, em determinados contextos de risco social, os profissionais devem atual segundo os