conceitos psicanálise
Esses conceitos a seguir permitem-nos a compreender as informações colocadas até aqui. São postulações de Freud, seu conhecimento é fundamental para melhor compreender a continuidade do desenvolvimento da teoria Freudiana.
1.Inicialmente no processo terapêutico e de postulação teórica,Freud, entendia que as cenas relatadas pelas pacientes haviam de fato ocorrido. Mais tarde descobriu que algumas cenas poderiam ter sido imaginadas,mas para o indivíduo teria seu valor real,seria a Realidade Psíquica.
2.Três pontos de vista do funcionamento psíquico; o econômico (quantidade de energia q alimenta o func.psíquico); O tópico (lugar psíquico); O dinâmico (Forças que entram em conflito, estão ativas e são originadas da pulsão).
3.Pulsão, refere-se a um estado de tensão que busca a supressao(repressão) do mesmo.Eros é a pulsão da vida; Tânatos é a pulsão da morte.
4.Sintoma, uma produção como comportamento,pensamento que é resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa.
A segunda Teoria do Aparelho Psíquico
Os conceitos de Id,ego e superego para referir-se aos três sistemas de personalidade.
Id, reservatório de energia psíquica onde se localizam as pulsões; de vida e de morte.Regida pelo princípio do prazer.
Ego, sistema q estabelece o equilibrio entre as exigências do id, exigências da realidade e as ordens do surpergo.Regido pelo princípio da realidade,que,com o princípio do prazer rege o funcionemto psíquico.Funções básicas do ego são: percepção,memória.sentimentos,pensamentos.
Superego, origina-se do complexo de Èdipo, apartir das proibições dos limites e da autoridade.Funções do Superego são a moral e os ideais.
A função de autoridade sobre o indivíduo será realizada permanentementepelo superego.È importante lembrar aqui que ,para a psicanálise,o sentimento de culpa origina-se na passagem pelo complexo de Èdipo.
O Id refere-se ao inconsciente,mas o Ego e o Supergo têm, também aspectos ou partes