enfermagem
Sinônimos:
Lues, peste sexual, doença gálica, sifilose, doença britânica, doença venérea.
O que é?
É uma doença infecciosa crônica causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, adquirida, na maior parte das vezes, por contato sexual com outra pessoa contaminada. Se não tratada, progride tornando-se crônica e com manifestações sistêmicas, isto é, comprometendo várias partes do corpo. Sua progressão, de acordo com o grau de comprometimento do corpo, ao longo do tempo, foi dividida em estágios (primária, secundária e terciária). As duas primeiras fases são as de características mais marcantes de infecção, quando se observam mais sintomas e é mais transmissível, após o que se observa um longo período de latência, quando a pessoa não sente nada, apresentando uma aparente cura das lesões iniciais, mesmo em indivíduos não tratados. Passada esta fase inicial, a capacidade de transmissão diminua. Após alguns anos, podem surgir manifestações da doença no coração, cérebro e, virtualmente, em qualquer órgão do corpo.
Como se adquire?
Pode-se adquirir sífilis por contato sexual, via placentária (sífilis congênita, o feto adquire na vida intrauterina), por beijo, ou outro contato íntimo com uma lesão ativa (que contenha a bactéria Treponema), por transfusão de sangue ou derivado, ou, ainda, por inoculação acidental direta, por exemplo, em profissionais da área da saúde (raro). A grande maioria dos casos de transmissão ocorre por relações sexuais desprotegidas (sem preservativos).
Sintomas da sífilis
A sífilis se manifesta através do aparecimento de uma ferida dura e indolor no local da infecção, nos órgãos genitais ou na boca. A primeira ferida sempre surge no local em que o corpo entrou em contato com a bactéria. Outros sintomas da sífilis são:
Ínguas
Dor de cabeça
Dor de garganta
Mal estar
Febre
Perda do apetite
Emagrecimento
Na segunda fase da doença há a presença de pequenas feridas cor de rosa/púrpura pelo corpo, especialmente na palma