conceitos chaves da psicanalise
Essa modalidade de estágio promove o desenvolvimento do profissional, pautado na ética. Proporciona o conhecimento, métodos e técnicas psicanalíticas.
O estagio do curso de Psicologia com ênfase em Psicanálise Clínica tem a finalidade de capacitar os discentes para o exercício profissional, por meio da articulação entre a teoria e a prática. Deve ser visto como mais um momento de aprendizagem no decorrer da formação. O estagio supervisionado, como atividade de formação tem como finalidade de legitimar a consolidação e a articulação das competências estabelecidas, proporcionando, assim, a relação entre a prática e a teoria. Tendo seu inicio na primeira quinzena de fevereiro e sua parte pratica na segunda quinzena de março.
A supervisão constituem em subsídios que favorecem as habilidades de interpretação e aplicação das teorias e sua competência ao comunicar seus resultados.
Aqui irá ser apresentado um pouco da técnica da psicanálise e seus conceito.
A psicanálise é uma teoria sobre a mente humana e, ao mesmo tempo, uma terapia que objetiva tratar o sofrimento psíquico, um instrumento de pesquisa e uma profissão. Com plexo fenômeno intelectual, medico e sociológico, ela nasceu no final no século XIX, fruto dos trabalhos do médico austríaco Sigmund Freud (1856-1939), que continua sendo o nome mais conhecido associado a essa disciplina, mas também a figura mais atacada pelos críticos.
Atualmente, a psicanálise é um assunto corriqueiro, as caricaturas e brincadeiras sobre esse assunto são muitas, e a disciplina é conhecida pro praticamente todo mundo.
Muitos de seus conceitos tornaram-se assunto comum no nosso dia a dia: ato falho, satisfação do desejo, complexo de Édipo, libido, simbolismo dos sonhos, estágios sexuais, personalidade oral e anal, ego, id e superego, rejeição, inconsciente...
A psicanálise não é simplesmente um conjunto definido de conceitos e procedimentos terapêuticos. Para o bem e para mal, ela se transformou, em todo um