Conceitos marxistas para o filme "O Germinal"
1º Período – A – Noturno
CONCEITOS DE MARX DO FILME “GERMINAL”
Cena: Trabalhadores nas minas
Conceito: A economia das cidades dependiam das grandes minas, indicando a infraestrutura – meios materiais de produção (meios de produção e força de trabalho).
Cena: Cenas que mostram as discussões entre o proletariado e os patrões, denotando a dependência econômica entre eles.
Conceito: Superestrutura – elo entre relações de produção e a sociedade.
Cena: Quando o senhor tosse carvão por estar trabalhando na mina a vida inteira e já não parece mais se importar com aquela situação.
Conceito: Alienação
Cena: Divisão do trabalho entre os proletários (quebra do carvão, transporte, fiscalização dos trabalhadores, montagem dos suportes, maquinista)
Conceito: Relações de Produção
Cena: No botequim onde um ex-mineiro montou um bar, Etienne e Rasseneur falam sobre a Associação Internacional dos Trabalhadores, sonhando em unir os proletariados para lutar de igual para igual como patrão, com a possibilidade de greves, criando uma reserva para se sustentar durante o período.
Conceito: Luta de Classes
Cena: Na mesma cena, na fala de Suvarin: “É preciso destruir tudo. Sim, a anarquia e mais nada. A terra lavada pelo sangue, purificada pelo fogo. Depois veremos.”
Conceito: Anarquismo
Cena: Mais tarde Etienne em seu discurso diz que depende deles que o mundo podre mude e que a paz reine sobre a terra, a igualdade.
Conceito: Não há exatamente uma postura clara dele, que não quer a luta, mas a igualde, que anda entre o COMUNISMO mas tende a ser UTÓPICO em alguns momentos.
Cena: Quando Etienne declara que se todos os trabalhadores do mundo se unirem não será mais preciso fazer greve.
Conceito: Consciência de Classe.
Cena: Rasseneur em seus discursos sobre o seu contato com trabalhadores ingleses filiados à Associação, querendo as vezes reações mais imediatas como melhoras nas condições de trabalho e também reformas de