O Germinal
01 – O filme “O germinal” é bom para pensarmos quais conceitos marxistas? Elabore um quadro problematizando os mesmo.
02 – Procure identificar no filme o modo de vida das classes sociais, como se estabelecem, o conflito entre elas e como cada uma se comporta no conflito.
Os modos de vida das classes sociais são bastante distintos: uma delas é a que trabalha e é explorada pelos donos dos meios de produção, e outra é a que fica com todo o lucro gerado pelos primeiros. Não há uma relação de proximidade entre patrão/empregado, uma vez que cada um tem suas funções bem definidas. O comportamento do proletariado é de submissão com relação aos seus patrões, uma vez que o proletariado depende dele para sustentar, embora não de forma decente, as suas famílias.
03 – A miséria e a fome dos mineiros apontados em “O germinal” revelam que não apenas a condição biológica desses, mas também o sofrimento da “alma”, uma vez que são tão intensas acabando de “empobrecer” os segundos. Comente a afirmação supracitada.
04 – Podemos identificar no filme algumas formas de protesto contra a exploração dos trabalhadores. Enumere e contextualize as mesmas.
05 – Imagine que você foi convidado para elaborar um novo título para o filme. Qual título daria? Justifique.
Pirâmide Social. O título pode se referir à organização social retratada pelo filme, no qual o topo da pirâmide representa os donos do meio de produção e os quais ficam com os lucros gerados pela base da pirâmide, a qual é representada pelos trabalhadores, no caso do filme os mineiros, que mantém, com sua força de trabalho, toda a economia local.
06 – Segundo Émile Zela, “os homens brotavam, eram um exército coberto de carvão, vingador, que germinavam lentamente da terra, para crescer nas colheitas do século seguinte. A germinação daquele exército logo faria explodir a terra.” Construa um texto analisando a citação acima.
Émile Zela, ao fazer a citação acima, refere-se aos mineiros como futuros