Economia Tema 02
ZAMBELLI, Renata Silva. Economia: Evolução do Pensamento Econômico. Caderno de
Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
A teoria e o pensamento econômico são importantes para o entendimento do funcionamento da economia e para que sempre seja possível conduzir as decisões para elevar o grau de bem-estar das sociedades.
Mas como acontecem as aplicações práticas da teoria na condução da economia dos países? Como o pensamento econômico pode contribuir para a melhor condução de decisões, resolução de conflitos, reversão de crises e recuperação da trajetória de crescimento dos países?
Neste tema, compreenderemos que as transformações históricas na realidade econômica geram importantes impactos na trajetória de países e sociedades.
Será possível compreender como a evolução da história, a mudança nas mentalidades e as concepções econômicas revolucionaram as atividades e a vida concreta das pessoas.
A discussão sobre evolução do pensamento econômico é iniciada com sua fase pré-científica, ou seja, a compreensão de como a Economia era discutida antes de tornar-se uma disciplina autônoma. Para tanto, vamos analisar a inserção da Economia no pensamento antigo, no mercantilismo e na escola de pensamento fisiocrata.
A partir das profundas transformações da Revolução Industrial, as formas de produção e geração de riquezas foram radicalmente transformadas. É fato que também houve uma grande mudança no pensar sobre Economia, por isso
© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma .
1
Nome vamos discutir as contribuições teóricas dos economistas clássicos – Adam
Smith, David Ricardo – e a abordagem alternativa de Karl Marx.
Na transição do século XIX para o século XX, importantes economistas recuperaram os principais fundamentos da economia clássica e elaboraram um sofisticado corpo teórico, dominante