A INSTRUMENTALIDADE DO SERVI O SOCIAL
Em síntese, o texto apresentado irá tratar o tema instrumentalidade na atuação do profissional do Assistente Social. O tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o termo tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas, mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
O objetivo do texto é o de refletir sobre a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional.
A instrumentalidade do serviço Social
Yolanda Guerra
Desde os tempos primórdios o homem busca a satisfação pessoal dos seus desejos e necessidades, e para consegui-lo ele planeja suas ações e decide qual a melhor forma de alcançar seu objetivo,dessa forma o homem planeja,constrói e é capaz de modificar e modernizar as suas ferramentas de trabalho e sendo assim é o único ser pensante, capaz de fazer uma analise crítica dos seus anseios e apropriar-se da natureza a fim de melhorar sua própria vida e isso faz parte do processo de trabalho que está relacionado da produção de bens materiais úteis que são capazes de satisfazer algumas necessidades pessoais dos seres humanos.
O Serviço Social é uma profissão nova e em construção, que está sendo pautada no acordo com suas solicitações apresentadas pela sociedade dentro do seu campo de