DANIELA 1
Veremos que a leitura é a construção de sentidos decorrentes da interação emissor,receptor. Assim, enfatiza-se que a bagagem cultural do leitor é fundamental para uma leitura eficaz e para melhor entendimento do texto, uma vez que ele utiliza seu conhecimento de mundo e seu conhecimento de texto para construir uma interpretação sobre o que lê.
Concepção da Leitura As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido. E muito importante a leitura em nossas vidas, a necessidade de cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovem, com o auxilio da escola na formação de leitores competentes. A leitura em sua concepção tem como finalidade aproximar as pessoas dos livros, onde podemos ampliar a nossa capacidade de manifestar sentimentos e opiniões.
Estratégias de Leitura Isabel Solé afirma que se as estratégias de leitura são procedimentos de ensino, então é preciso ensinar estratégias para a compreensão de textos. Para Isabel Solé, leitura é um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita.Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, ideias e experiências prévias. Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura, o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler. É claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos o texto. São, pois, os objetivos do leitor que nortearão o modo de leitura, em mais tempo ou menos tempo; com mais atenção ou menos atenção; com maior interação ou menos interação, enfim.
Leitura