Conceitos iniciais de Linguagem de Programação
•
Computador o Máquina eletrônica que tem a finalidade de processar dados e gerar informação. Uma informação nada mais é do que um dado processado. Hoje em dia o Computador invadiu uma infinidade de setores e em nosso dia a dia, estamos verificando isso com mais facilidade. O que importa, pelo menos por enquanto, é que essas máquinas precisam de programação para gerar algum resultado, e nós, somos responsáveis por essa técnica, ou seja, a máquina é incapaz de gerar a solução do problema com “pensamentos” próprios.
o Um computador é composto por duas partes bem diferenciadas, hardware e software. O hardware é composto pelas partes físicas e o software é composto pelos programas, também chamados aplicações, que contém instruções para serem processadas pelo sistema operacional do computador.
•
Programação o Uma maneira de informar para o computador quais as tarefas que deverão ser cumpridas. A programação é complexa, e estaremos vendo detalhes deste recurso, durante o semestre letivo. Existem várias linguagens de programação que nos permitem a comunicação entre o “Homem” e a “Máquina”. Cada uma delas com suas características particulares.
Página 1
•
Linguagem de Programação o Assim como uma linguagem coloquial, a linguagem de programação, nada mais é do que um conjunto de símbolos, sintaxes e pontuações que permitem a comunicação entre os seres racionais e os computadores. Essas linguagens possuem todo um conjunto de regras e que devem ser seguidas para que exista a comunicação de fato. Entre as existentes, estaremos estudando neste semestre a Microsoft Visual C#.
Alto nível
•
Linguagem
de
programação
mais
próxima
sintaticamente da linguagem do ser humano. Tem como característica principal, a facilidade de entendimento e a comodidade na programação.
Baixo nível
•
Próxima da linguagem de máquina, por isso, mais difícil de ser interpretada por nós e