Lógica de Programação
MANUAL DO (A) PROFESSOR (A)
Julho/ 2012
FORTALEZA/CEARÁ
Coordenador Técnico Pedagógico:
Renanh Gonçalves de Araujo
Equipe de Elaboração:
Cintia Reis de Oliveira
Fernanda Vieira Ribeiro
João Paulo de Oliveira Lima
Liane Coe Girão Cartaxo
Moribe Gomes de Alcântara
Mirna Geyla Lopes Brandão
Renanh Gonçalves de Araujo
Valbert Oliveira Costa
Informática | Lógica de Programação
2
Apresentação
O manual apresenta o que é raciocínio lógico e estimula o seu desenvolvendo-o observando os tipos de proposições e operadores dentro da metodologia “Estruturada”. Neste contexto pretende elaborar algoritmos seguindo o princípio das três estruturas básicas (Sequência, Seleção e Repetição). Depois, passa-se para os princípios da lógica estruturada onde é visto os conceitos TOP DOWN, e por fim, seguindo a metodologia estruturada é analisado treze “tipos” de lógicas básicas para a criação de qualquer lógica de programação. Durante toda a disciplina é visto a elaboração de diversos algoritmos e lógicas de programação através da elaboração de fluxogramas e do pseudocódigo.
No intuito de deixar claro à (o) professor (a) o que é esperado do aluno ao final da disciplina, este manual propõe os objetivos de aprendizagem referentes ao tema, acompanhado do conteúdo de cada disciplina. Disponibiliza uma bibliografia para o (a) professor (a), subsidiando-o (a) para aprofundar os debates em sala de aula, bem como, uma bibliografia de referência do Manual.
Elaborado no intuito de qualificar o processo de formação, este Manual é um instrumento pedagógico que se constitui como um mediador para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
É importante que o (a) professor (a) compreenda o propósito do método do curso, e assim, se aproprie do conteúdo e da metodologia proposta por meio das atividades pedagógicas, fazendo um estudo cuidadoso deste Manual e buscando aperfeiçoar sua didática para conduzir com sucesso as