Logica Programação
Manipulação de vetores
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os algoritmos de maiores complexidades.
Construir algoritmos com utilização de vetores.
Seções de estudo
Seção 1
Conceito e declaração de vetores
Seção 2
Operação de vetores
Seção 3
Algoritmos com manipulação de vetores
1
Universidade do Sul de Santa Catarina
Para início de estudo
Antes de iniciar o estudo sobre vetores, você deve recordar o que é uma variável e para que ela serve, certo? Bem, voltando à unidade 4 de Lógica de Programação I, temos que variável é a representação simbólica dos elementos de memória de um computador. Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode se alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa.
Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante.
Você também estudou em Lógica de Programação I, que as variáveis podem ser de quatro tipos: inteiras, reais, literais e lógicas, e que, para declarar uma variável, precisamos definir seu nome e que tipo de dados será armazenado nela.
Veja a seguir: início nome: literal {variável do tipo literal} idade: inteiro {variável do tipo inteira} fim Outro exemplo bem fácil, já utilizando o sinal de atribuição.
Veja.
início nome: literal {variável do tipo literal} idade: inteiro {variável do tipo inteira} idade 22 {variável idade assume valor 22} nome “Paulo Pereira” {variável nome assume “Paulo Pereira”} fim 16
Lógica de Programação II
O algoritmo anterior, amplamente discutido em Lógica de
Programação I, serve de base para a seguinte questão: Suponha que precisamos cadastrar dois nomes de clientes com suas respectivas idades. Como fazer? Ora, parece bem simples, você não acha? Basta criar duas novas variáveis, conforme mostro a seguir: início nome1, nome2: literal {variáveis do tipo literal} idade1, idade2: inteiro {variáveis do tipo inteira} idade1 22