GESTÃO DE PORTIFÓLIO
992 palavras
4 páginas
Gestão de Projetos e PortfoliosO Desafio Um dos problemas mais comuns enfrentados pelas organizações orientadas a projetos é ter um volume excessivo de projetos em relação à sua capacidade limitada.
A identificação da quantidade total de projetos ativos e sua real situação dentro do portfólio da empresa é difícil ou trabalhosa. Na maioria das vezes, a alocação de recursos é realizada de forma ineficiente e imprecisa.
A coleta e a alocação dos custos do projeto, em especial da mão-de-obra interna, algumas vezes nem são consideradas, devido às dificuldades da adoção por parte dos usuários. Para muitas organizações, a elaboração de relatórios de projetos, programas e portfólio, requer muito trabalho manual e está sujeita a atrasos e erros.
A colaboração entre os membros da equipe de projeto muitas vezes não é planejada e, em geral, envolve a administração não estruturada de problemas, riscos, itens de plano de ação e processos de análise de documentos. As práticas de gestão de projetos, com freqüência, não são usadas de forma consistente em toda a organização e o acompanhamento de programas, não raro, envolve esforços manuais e com grande demanda de mão-de-obra.
As organizações, muitas vezes, identificam diversas idéias para projetos, porém, falham na coleta centralizada das informações do projeto e na realização dos business case necessários para cada projeto. Em algumas organizações, os projetos são selecionados sem a definição clara do processo de análise ou dos critérios de seleção.
As organizações também estão em busca de soluções para otimizar seus processos de gestão do portfólio de projetos, mas a falta de integração das informações dos projetos pode invalidar a capacidade de analisar, de forma apropriada, o portfólio completo de projetos. Isso também é um problema para os departamentos de TI, que tantas vezes assumem o demorado esforço de reunir e lançar dados para a elaboração de relatórios.
A administração dos desafios, descritos acima, requer