projeto de horta escolar
1. Apresentação do projeto
Nome: Nutrientes & Escola.
Linha de atuação: Horta Escolar.
Período de realização: Para colocação da horta um ano e a partir daí será uma atividade continuada, portanto, não tem tempo de duração que possa ser pré-estabelecido.
Local da realização:
2. Justificativa
Tendo em vista que a pessoa começa os hábitos de sua vida na infância, e que as crianças que hoje chegam à escola, ingerem muitos alimentos sem nutrientes e com excesso de sal, açúcar e gordura. Resolvemos, nós professoras que trabalhamos com o início da formação do ser humano (Educação Infantil), nos preocupar com nossas crianças e mostrar a elas outra alimentação rica em nutrientes e sabores.
A horta escolar é um instrumento que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, pode abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Valores tão bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti : “Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.
3. Objetivos
3.1 Geral
Empregar uma horta na escola.
3.2 Específicos
Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação saudável.
Estimular uma alimentação saudável.
Produzir uma alimentação saudável.
4. Metodologia
No primeiro momento teremos uma sensibilização com a comunidade escolar para entender, ver e provar uma alimentação rica em nutrientes.
Num segundo momento a comunidade escolar terá