delphi
Conceito de Programação Orientada a Objeto
Para compreendermos melhor a novo ambiente de desenvolvimento da Borland o Delphi é necessário que você, aprenda e, tenha em mente os conceitos de POO (Programação Orientada a Objetos), não confunda os conceitos com POE (Programação Orientada a Eventos) muito difundido com o Access 2.0 © (um ambiente baseado em Objetos), mas ao longo deste capítulo você vai notar as sensíveis diferenças que existem entre esses dois conceitos.
A POO e a POE são facilmente confundidas, mas lembre-se a POO contém a POE mas a POE não contém a POO, um objeto pode existir mesmo que não exista nenhum evento associado a ele, mas um evento não pode existir se não houver um objeto a ele associado. Outra característica que pode causar confusão são ambientes Orientados a Objetos e ambientes Baseados em Objetos. Em ambiente Orientado a Objetos consegue-se criar e manipular objetos enquanto que o Baseado em Objetos não é possivel a criação de objetos apenas a sua manipulação.
A POO é um conceito desenvolvido para facilitar o uso de códigos de desenvolvimento em interfaces gráficas. Sendo a Borland, uma das primeiras a entrar neste novo conceito, possui suas principais linguagens de programação (tais como Object Pascal e C++), totalmente voltadas para este tipo de programação. A POO atraiu muitos adeptos principalmente pelo pouco uso de código que o projeto (diferente de sistema) carrega no programa fonte, ao contrário das linguagens mais antigas como o Clipper’87 © muito utilizado no final da década de 90 e início da década de 90. O resultado desta “limpeza” no código resulta que a manutenção do projeto torna-se muito mais simples.
Orientação a Objeto
Antes de começarmos a falar realmente de linguagem orientada a objetos e necessário que você possua os conceitos básicos da orientação a objetos, são eles:
Objeto - é qualquer estrutura modular que faz parte de um produto. Uma janela por exemplo, é um objeto de uma casa, de um carro ou