Delphi
DELPHI
Profª Lúcia e Angela
DELPHI
Linguagem de Programação utilizada é a Object Pascal, que é a denominação para a linguagem Pascal orientada a objetos, existente desde a versão 5.5 do ambiente de programação Turbo Pascal, da Borland.
Delphi é o nome do ambiente de programação chamada Delphi – IDE (Integrated Development Environment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado) com o compilador da linguagem de programação Object Pascal.
Um pouco da linguagem Pascal, em 1968 o professor Niklaus Wirth, da Universidade de Zurique. É uma linguagem derivada do ALGOL, desenvolvida na década de 60, utilizado até os anos 80 em universidades para o ensino de programação. O nome Pascal é dado em homenagem ao filósofo e matemático Blaise Pascal.
Em 1983, a Borland lançou o Turbo Pascal (compilador) utilizado muito no meio acadêmico.
Em 1995, a Borland resolveu lançar uma versão da linguagem Pascal específica para o desenvolvimento de aplicativos em ambiente Windows. Surgia o Delphi.
Em 1996, a Borland lançou a versão 2.0, 1997, a versão 3.0, 1999, a versão 5.0, 2000, a versão 6.0 – Kylix – Delphi para Linux, 2003, a versão 7.0 e 2004, a versão 8.0.
Em menos de dez anos desde o seu lançamento, o Delphi firmou-se como uma ferramenta efetiva para o desenvolvimento profissional de aplicativos, principalmente aqueles que envolvem banco de dados, conseguindo, dentro do ambiente profissional, um espaço que antes era ocupado em boa parte pelos compiladores C e C++.
Alguns conceitos básicos:
Sistema Operacional: Conjunto de pequenos softwares capazes de controlar as diversas funções de um hardware. Exemplos: WINDOWS, LINUX, DOS, UNIX... etc
Linguagem: Conjunto de códigos capazes de descrever uma ação a ser realizada por um processador ou sistema computacional.
Linguagem estruturada: É toda linguagem onde as linhas de comando seguem uma seqüência lógica continua ou em rotinas interligadas entre si. Exemplos: CLIPPER, BASIC,