História
De acordo com essa definição, o objeto principal de estudo da História são os homens e mulheres, bem como as mudanças realizadas em suas ações ao longo do tempo. Consequentemente, são estudadas as relações sociais estabelecidas, suas formas de organização social, as criações humanas, suas instituições, seus ideais, as culturas e até seus sentimentos.
No mundo ocidental europeu, a História como disciplina do conhecimento humano desenvolveu-se desde os primeiros momentos da formação da civilização grega. Os poemas atribuídos a Homero, a Ilíada e a Odisseia, são expressões de uma perspectiva histórica dos povos gregos.
Posteriormente, surgiram formas mais elaboradas de escrever a História do povo grego, principalmente com Tucídides e Heródoto. Essa perspectiva histórica foi também adotada pelos romanos para entender o processo de formação histórica de sua própria civilização.
Diversos historiadores consideram ainda que o judaísmo, o cristianismo e o islamismo são religiões eminentemente históricas, por fundar seus preceitos a partir de diversos fatos do passado e na passagem do tempo, além da relação do homem com seu deus nesse processo.
Ainda na perspectiva histórica do mundo ocidental, formulada principalmente pelos europeus, a História foi dividida em algumas partes, tendo como marcos divisórios fatos históricos ocorridos nesse continente, ou a ele muito proximamente relacionados. Nesse sentido, a principal divisão ocorre entre a Pré-História e a História.
A Pré-História define-se como o período da história da humanidade em que ainda não havia o conhecimento da escrita, sendo a História o período a partir do qual o homem desenvolveu a capacidade de se expressar também nessa forma. Tal perspectiva carrega uma forma de entender o mundo a partir das próprias concepções de