Conceitos de negociação
Segundo Junqueira: Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
Bertem: Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcança-las
Mill: Todos nós negociamos, pois a negociação é simplesmente um modo muito eficiente de conseguir aquilo que queremos.
Mados: Negociação importa em acordo e pressupõe a existência de afinidades, base comum de interesses que leve as pessoas a conversarem.
Após discussão sobre o assunto e de algumas discordâncias o grupo chegou a conclusão que negociação que envolve familiares, amigos, pessoas próximas se tornam mais fáceis pelo fato de conhecermos interesses e as expectativas das partes envolvidas na negociação em questão.
A intimidade e proximidade auxilia pois existe maior empatia entre as partes envolvidas. A postura em uma negociação entre amigos e familiares é mais informal, o mesmo tipo de negociação dependendo do setor em que ela ocorre pode vir a exigir maior formalidade, ou não porém em se tratando de pessoas que não são próximas ela certamente irá exigir maior pesquisa e poder de argumentação.
Porém para ambos os casos, independente de negociarmos entre conhecidos ou desconhecidos a ética, o respeito e a honestidade deve prevalecer para um ganho mútuo entre as partes.