divisão celular
O trabalho em análise, faz alusão a divisão celular que de certo modo é um tema te estrema importância para nossa senda estudantil. Dizer que Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas. Com toda a informação genética relativa à espécie. Este processo faz parte do ciclo celular. Nos organismos unicelulares como os protozoários e as bactérias este é o processo de reprodução assexuada ou vegetativa.
Divisão celular
Nos organismos multicelulares, estes processos podem levar à formação dos esporos ou gâmetas, que darão origem ao novo indivíduo, ou ao crescimento do indivíduo desde o zigoto até ao indivíduo adulto (por crescimento dos tecidos), ou apenas à substituição de células senescentes por células novas.
Os cromossomas são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou seja, dos caracteres que são transmitidos de pais para filhos. Os tipos de cromossomas, assim como o número deles, variam de uma espécie para a outra. As células do corpo de um chimpanzé, por exemplo, possuem 48 cromossomas, as do corpo humano, 46 cromossomas, as do cão, 78 cromossomas e as do feijão 22.
A divisão celular é um processo pelo qual as célula (unidades básicas da vida) se reproduzem e não só, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula materna ou progenitora. A capacidade de divisão celular é variada em relação ao tipo de célula e a sua função. Todos os organismos uni. ou pluricelular têm a capacidade de se reproduzirem para a manutenção da espécie, logo tudo isso tem um começo, que é a divisão celular que é a perpetuação da vida.
Os cromossomas são formados basicamente por dois tipos de substâncias químicas: proteínas e ácidos nucléicos. O ácido enucleio encontrado nos cromossomas é o ácido desoxirribonucléico – o DNA. O DNA é a substância química que forma o gene. Cada gene possui um