Conceitos de Governo e Cidadania
* Parlamentarismo; República parlamentar e Monarquia parlamentar. * Sistema Republicano. * Monarquia; absoluta, constitucional, hereditária, sagrada e eletiva. * Ditadura militar. * Teocracia. * Estado unitário. * Estado federal. * Juntas militares.
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres, os quais o cidadão de uma determinada sociedade deve conquistar e respeitar.
Existem dois tipos de cidadania: a ativa (o grupo que possui poder político) e a passiva (o grupo que não possui poder político).
Métodos Sociológicos
Para Durkheim, a sociedade é como se fosse um corpo, tendo seus órgãos com respectivas funções, e os órgãos dependem um do outro. Cada cidadão possui sua função social.
Comte tinha um pensamento semelhante com o de Durkheim, dizendo que cada cidadão possui uma função para a conservação da sociedade em geral.
Para Marx a sociedade é formada em duas classes, a capitalista e a do proletariado. A primeira possui a posse dos meios de produção, a outra, força de trabalho, que gera o capital, logo, as duas dependem uma da outra.
A ação Social de Weber é a explicação de como os indivíduos se relacionam. É caracterizado ação social quando seu comportamento tem um significado e um sentido, sendo ele relacionado com o outro.
Brasil
Índios: Primeira população a viver no Brasil. / Capitanias hereditárias: precisando de auxílio de particulares para colonizar o Brasil, João III da início as capitanias hereditárias. / Brasil colônia: Exploração dos recursos naturais brasileiros. / Monarquia brasileira: O Brasil monárquico foi implantado com a chegada da família real no Brasil. / Segundo reinado: Introdução do regime parlamentar. / República federativa: * Federalismo. * Governo central. * Política do Café com Leite. Marechal Deodoro da Fonseca foi o grande responsável.
Inglaterra
Monarquia Absoluta. / Dinastia Tudor: Henrique VIII, monarca da dinastia Tudor, fundou o Anglicanismo. Elizabeth I, transformou a Inglaterra