Relatório do livro - cidadania no brasil, o longo caminho
José Murilo de Carvalho; Cidadania no Brasil, O longo Caminho; Rio de Janeiro; Editora Civilização Brasileira; 3ª edição; 2002; 236 páginas.
O livro ‘Cidadania no Brasil, o longo caminho’ é uma tese escrita por José Murilo de Carvalho e tem por finalidade instruir todos os que se interessarem na leitura sobre a cidadania e seus conceitos no Brasil. O autor apresenta o resultado de investigação complexa e aprofundada sobre tema, com sua teoria bem definida. Caracteriza-se pela defesa de uma ideia e questiona o assunto por meio de argumentos, fatos, dados, que utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias.
Os progressos em nossa cidadania são inegáveis, mas foram lentos e não esconderam o longo caminho que falta percorrer. Nem a democracia política resolveu os problemas da pobreza e da desigualdade no país.
Uma das prováveis razões, apontadas por José Murilo de Carvalho, passa pela natureza do percurso da história brasileira. A lógica evolutiva social foi invertida no Brasil. Pois, primeiro vieram os direitos sociais, implantados em período de supressão de direitos políticos e de redução dos direitos civis por um ditador popular, e após, surgem os direitos políticos, o voto, que foi a representação política de forma apenas decorativa do regime militar. Por fim, até hoje os direitos civis continuam inacessíveis à maioria da população e colocando a pirâmide dos direitos de cabeça para baixo, invertendo completamente a base da sequencia correta de direitos. Os conceitos de cidadania evoluem ao longo da história nacional e por fim chegam ao período atual e evidencia os problemas sociais enfrentados pela sociedade brasileira.
* Dê as características gerais da proposta da obra “Cidadania no Brasil, o longo caminho”: contexto histórico, autores citados, opiniões discutidas e conceitos de Cidadania.
A cidadania veio evoluindo desde a criação de um “estado” para governar, organizar e dar um rumo