Cidadania no Brasil - O Longo Caminho - Questões
Obra: Localização: José Murilo de Carvalho, Cidadania no Brasil, o longo caminho, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 15ª edição, 2012, 240 páginas.
Características: trata-se de uma tese, onde são expostos os argumentos do autor, visam defender a proposta de que a cidadania é construída através da construção histórica de uma sociedade. Utilizando para este fim, a história brasileira, dividida em vários períodos, caracterizando-os com os desdobramentos da cidadania apresentada no livro. Da proposta da obra: O livro inicia dando a definição de alguns conceitos, além de mostrar a diferença entre direito civil, político e social, desdobramentos da cidadania. Apresenta como forma de se obter todos os direitos a educação, cuja necessidade está ligada ao conhecimento e busca dos direitos por parte da população. Nota-se que a cidadania está intrinsecamente ligada aos fenômenos históricos, desenvolvendo-se dentro deles.
É analisada a cidadania a partir dos vários períodos da história brasileira. Iniciando no período colonial, cuja característica marcante foi a escravidão, ou seja, a ausência de direitos civis. Logo após, é mostrada a farsa das eleições que ocorriam no período seguinte à independência, onde a compra de voto era extremamente evidente. Destacando o período correspondente à ditadura militar, cujas principais consequências foram a extinção dos direitos políticos e civis. Tendo o retorno destes direitos após a volta da democracia no Brasil. Após esse período, é demonstrada a busca pela cidadania nos tempos atuais. E Finalmente, há uma conclusão, onde o autor expõe seu argumento de que para que se tenha uma cidadania, não é suficiente ter garantido todos os três direitos decorrentes do desdobramento da cidadania.
Questões:
1- Dê as características gerais da proposta da obra “Cidadania no Brasil, o longo caminho: contexto histórico,