CONCEITOS DE COMUNICA O
DO
PROFESSOR: CHARLES FRANKLIN
Equilíbrio e Instabilidade
Depois do contraste, o equilíbrio é o elemento mais importante das técnicas visuais. Sua importância fundamental baseia-se no funcionamento da percepção humana e na enorme necessidade de sua presença, tanto no design quanto na reação diante de uma manifestação visual. Num continuo polar, seu oposto é a Instabilidade.
O equilíbrio é uma estratégia de design em que existe um centro de suspensão a meio caminho entre dois pesos. A instabilidade é a ausência de equilíbrio e uma formulação visual extremamente inquietante e provocadora (DONDIS, 1999).
Simetria e Assimetria
O equilíbrio pode ser obtido numa manifestação visual de duas maneiras:
Simetricamente e assimetricamente. Simetria é equilíbrio axial. É uma formulação visual totalmente resolvida, em que cada unidade situada de um lado de uma linha central é rigorosamente repetida do outro lado. Tratase de uma concepção visual caracterizada pela lógica e pela simplicidade absoluta, mas que pode tornar-se estática, e mesmo enfadonha.
Os gregos veriam na assimetria um equilíbrio precário, mas, na verdade, o equilíbrio pode ser obtido através da variação de elementos e posições, que equivale a um equilíbrio de compensação. Nesse tipo de design, o equilíbrio é complicado, uma vez que requer um ajuste de muitas forças, embora seja interessante e fecundo em sua variedade (DONDIS, 1999).
Simplicidade e Complexidade
A ordem contribui enormemente para a síntese visual da simplicidade, uma técnica visual que envolve a imediatez e a uniformidade da forma elementar, livre de complicações ou elaborações secundárias. Sua formulação visual oposta, a complexidade, compreende uma complexidade visual constituída por inumeras unidades e forças elementares, e resulta num difícil processo de organização do significado no âmbito de um determinado padrão (DONDIS,1999).
Unidade e Fragmentação
As técnicas de unidade e fragmentação são parecidas com as da