COES O SEQUENCIAL
Componentes:
Vinícius Lamas,
Guilherme Nascimento,
Levi Albuquerque,
Renan Brito.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, veremos como se realiza a coesão sequencial, que é o modo ao qual os usuários de uma língua, falantes e redatores, têm de dar sequência ao discurso e fazer como que um texto coerentemente progrida de uma ideia a outra.
Este tipo de coesão é muito importante, inclusive, para o desenvolvimento do raciocínio porque é, na maioria das vezes, através dele que estabelecemos a relação entre as ideias, tornando-as semelhantes ou contrárias, condicionais ou alternativas etc. É principalmente através das conjunções que fazemos a conexão entre as frases dando assim sequência às ideias e coerência aos textos.
O QUE É?
Coesão sequencial é o modo ao qual os usuários de uma língua, falantes e redatores, têm de dar sequência ao discurso, isto é, fazer como que um texto coerentemente progrida de uma ideia a outra
Também se refere ao desenvolvimento textual propriamente dito por procedimentos de manutenção e progressão temática. Na prática, é aquela que se estabelece por meio de conectivos, cuja função é, basicamente, ligar as frases e estabelecer uma relação de sentido entre elas.
CURIOSIDADES
Cuidado com conectivos que podem apresentar diferentes sentidos de acordo com o contexto em que estejam inseridos. Observem os exemplos a seguir:
I) Como combinamos, não haverá aula amanhã.
(CONFORMIDADE)
II) Os manifestantes correram como loucos após os primeiros disparos. (COMPARAÇÃO)
III) Como houve muitas reclamações, o professor anulou a prova. (CAUSA)
Notem que, apesar de o conectivo ser o mesmo nas três sentenças (“como”), as relações de sentido estabelecidas são completamente diferentes. Nunca deixem de levar o contexto em consideração!
MECANISMOS
É considerado como mecanismo de coesão todas as palavras ou expressões que servem para estabelecer relações entre segmentos de discurso tais como: então, dessa forma,