PLANO DE AULA
1) IDENTIFICAÇÃO
a. Estagiárias: Meigue Raquel Lima, Valesca Maira Roque
b. Escola: Colégio Estadual Julio Giongo Ensino Fundamental e Médio
c. Disciplina: Língua Portuguesa
d. Turma: 9° ano
e. Sala: B
f. Prod. Regente: Salete Maria Malacarne
g. Horário da aula: 13h00min às 13h45min
2) CONTEÚDO:
Coesão Textual
3) OBJETIVOS
Perceber o papel dos elementos gramaticais na construção da coesão textual.
Aplicar adequadamente os elementos gramaticais para produzir textos mais coesos.
4) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA
Koch (1999, p.35) defende que a forma como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se interligam, se interconectam, por meio de recursos também linguísticos, de modo a formar um ‘tecido’ (tessitura), uma unidade de nível superior a da frase, que dela difere qualitativamente.
A autora sugere em sua obra A coesão textual (1999), a divisão da coesão textual em dois grupos e alguns subgrupos: a remissiva, que compreende a referência, a substituição, a elipse; e a sequencial, que se encarrega da conexão.
Para a realização da aula usaremos a metodologia de produção de textos, um texto torna-se bem construído e coeso quando usamos os elementos gramaticais ou coesivos (conjunções, pronomes, preposições e advérbios), no interior das frases, de forma adequada.
5) DESENVOLVIMENTO DA AULA
Primeiramente explicaremos um pouco de coesão textual para os alunos. Em seguida pediremos para que os alunos dirigem-se para o laboratório de informática, para que possam se aprofundar do assunto com um conteúdo de boa qualidade que será encontrado na internet em, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?q=coes%C3%A3o%20textual, levando seus cadernos para que possam fazer um resumo de tudo o que será encontrado no site sobre a coesão textual.
6) RECURSOS
Internet.
7) Referencias
KOCH, A coesão textual (1999, P. 35)