ATPS SGBD ETAPA 2 11 05
Passo 2
Entidade – Objeto do universo de interesse do Banco de Dados, cujas características se deseja armazenar. Pode ser definida como qualquer coisa do
Mundo real, abstrata ou concreta, na qual se deseja guardar informações.
Exemplos de entidades: Cliente, Produto, Contrato, Vendas, etc.
Representação Gráfica
Relacionamento entre conjuntos de entidades
Atributos - Características das entidades, Exemplos de atributos: Código do Produto (Entidade Produto), Nome do Cliente (Entidade Cliente). Representação Gráfica
Atributo Chave - Atributo único para a entidade
Representação Gráfica
Atributo Composto - Atributos com tipos de dados diferentes
Representação Gráfica
Linhas - Ligam atributos a conjuntos de entidades e conjuntos de entidades a relacionamentos. Alguns autores chamam as linhas de arestas, em analogia às teorias de grafos e redes.
Representação Gráfic
Relacionamento MUITOS PARA MUITOS
O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando varias entidades A se relacionam com varias entidades B. Este relacionamento é representado pelo sinal: N:N ou N:M.
Percebemos essa relação, devido existirem vários cadastros, para com relação a diversas vagas de estacionamento. Uma pessoa poderá ter diversas vagas, da mesma forma que uma vaga não privativa, possa ter vários números de placas (*#nro_placa).
Passo 3 – Representação do MER
Passo 4 – Relatório 2
Na etapa anterior fora desenvolvido, a parte conceital e uma breve introdução, do que seria desenvolvido, para o SGBD da Empresa LFL, como foi dito em relatório anteriormente.
Já nesta etapa, criamos quadro de cada entidade propostas, identificando todos seus atributos com seus devidos tipos, chaves e relacionamentos. Representando graficamente os Modelos de Entidades Relacionais, identificando as entidades propostas e a simbologia de cada figura atribuída.
Apresentamos também, os relacionamentos