Tecnologia da Informação
SISTEMA DE BANCO DE DADOS
Atividade Prática Supervisionada, elaborada com o objetivo de aprovação na disciplina de Sistemas de Banco de Dados, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, das Faculdades Integradas Anhanguera.
SUMÁRIO
RELATÓRIO 01 – Introdução a Banco de Dados _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 04
RELATÓRIO 02 – MER (Modelo Entidade Relacionamento) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 11
RELATÓRIO 03 – Modelo Relacional, Mapeamento do MER para o Relacional _ _ _ 12
RELATÓRIO 04 – Normalização _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 14
RELATÓRIO 05 – Álgebra Relacional (Seleção, Projeção, União e Interseção) _ _ _ _ 18
RELATÓRIO 06 – Álgebra Relacional (Divisão, Diferença e Junção) _ _ _ _ _ _ _ _ _ 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 25
RELATÓRIO 01
1.1) Comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial. Sabe-se que o Sistema Gerenciador de bancos de Dados(SGBD), originou-se dos sistemas de arquivos de armazenamento em disco, com isso foram criadas novas estruturas de dados com o objetivo de armazenar informações. Referente à esta evolução podemos fazer uma breve comparação:
Sistemas de Gerenciamento de Arquivos
Por ser feito de uma forma simples podemos citar como VANTAGEM o fato de não requerer muito conhecimento, pois qualquer um que ler já sabe do está falando. A melhor maneira de entender a natureza geral e as características dos bancos de dados de hoje é olhar para as características dos sistemas que antecederam o uso da tecnologia de banco de dados.
Nos sistemas gerenciadores de arquivos cada usuário define e implementa os arquivos necessários para uma aplicação específica, acarretando