Atividade Rítmica
Na dança por exemplo é dividida em oito tempos. Em alguns esportes o ritmo é muito mais rápido não exigindo contagem de tempo e sim sua capacidade de velocidade.
Um dos esportes que mais possui ritmo é o boxe, usado para executar golpes, defesa(esquivar). No basquete encontramos ritmo quando driblamos com a bola alternando as mãos, no futebol nas embaixadinhas e driblar, e nas danças como Ginástica Rítmica, Frevo e Samba, etc... rinquedos, danças e exercícios individuais ou em grupo, de caráter exclusivamente recreativo, que oportunizam a conscientização do ritmo individual e do ritmo relacionado aos estímulos externos. Embora também produzam noções importantes para a construção das consciências espacial, direcional e corporal, a temporal é a mais estimulada. Nesta categoria, tem-se:
4Exercícios Ritmados (ER) – o ritmo é o estímulo principal para a realização de atividades de postura e locomoção e autocontrole, ex.: bandinha, marcha soldado, laranja-da-china.
4Brinquedos Cantados (BC) – o ritmo é o estímulo principal para a realização de atividades semelhantes às de baixa organização, ex.: a canoa virou, cai-cai balão, caixinha-de-fósforos.
Se buscarmos a ideia de ritmo em alguns dicionários, encontraremos um termo derivado do grego rhytmos, e que mantém seu significado em alguns idiomas (como em espanhol, inglês e português), designando tudo aquilo que se move, que flui de modo sequencial ou que tem movimento regulado. O ritmo que envolve os movimentos corporais pode ser definido como a compreensão original do tempo que nós exercemos com o corpo, antes mesmo de representá-lo com o pensamento (HELLER, 2003 apud KUNZ, 2003).
Por isso, consideramos que o ritmo está presente em todas as manifestações de nossa vida, abrange tudo o que conhecemos, incluindo nós mesmos e o modo como