Coes O Referencial E Sequencial TRABALHO
"É o caso de Sean Penn nesse drama familiar-judiciário. Ele está ótimo como um deficiente mental, fanático pelos Beatles."
O pronome pessoal 'ele' funciona como elemento de coesão textual,na medida em que recupera um termo anteriormente usado.
Anáfora
“Na semana passada, visitei a minha antiga escola primária. Há muito tempo que não a visitava. Guardo belas memórias dos quatro anos que lá estudei.” O antecedente «a minha antiga escola primária» é retomado através dos termos anafóricos «a» e «lá». Estes dois termos só são interpretáveis por referência à expressão «a minha antiga escola primária». Por outro lado, os três elementos sublinhados constituem uma cadeia de referência porque remetem para a mesma entidade.
Nominal
A anáfora concretiza-se pelo uso de merónimos do termo antecedente «casa». Os referentes dos termos anafóricos, neste caso, não coincidem totalmente com a repetição do termo antecedente, estabelecendo com ele uma relação de implicação do tipo parte-todo. Nestes casos, a anáfora é não co-referencial, sendo designada por anáfora associativa.
Verbal
O verbo «dizer» retoma o antecedente «afirmar».
Pronominal
Neste caso, estamos perante uma anáfora pronominal , uma vez que o pronome «o» substitui o nome («tambor») que o precede.
Adverbial
O advérbio «lá» remete para a expressão «no alto mar», que surge antes no discurso. Note-se que, no exemplo, ocorre ainda uma anáfora pronominal, visto que o pronome «os» («Não os vejo.») retoma o antecedente «homens».
Catafora
João Gadunha fala de Lisboa onde nunca foi. Tudo nele, os gestos e o modo de falar, é uma imitação mal pronta dos homens que ouviu quando novo. o vocábulo «tudo» remete para elementos que surgem adiante, na frase: «os gestos», «o modo de falar».
Todos os rapazes se tinham apaixonado por ela. Todos a amavam secretamente. A minha prima era lindíssima. os termos anafóricos - os pronomes «ela» e «a» - surgem antes da expressão nominal com que se relacionam - «a minha