Basquetebol
Valdo Romão 10ºPB2 Nr.14
Professora Cristina Carmo
Escola Alves Redol
Índice
História do Basquete - página 3;
Regulamento - página 4 a 6;
Terreno de jogo - página 7 a 8;
Tipos de passe - página 9 a 10;
Tipos de drible - página 11 a 12;
História
O basquetebol é uma modalidade desportiva colectiva, que foi inventada nos Estados Unidos pelo professor de Educação Física James Naismith em 1891 na cidade de Springfield no estado de Massachusetts.
Ele teve essa ideia porque os seus alunos, com o tempo chuvoso de Inverno, começavam a mostrar desinteresse pelas aulas de ginástica, que era a única actividade que se podia praticar dentro do ginásio.
Ele rejeitou logo a ideia de criar um jogo que utilizasse pés ou com muito contato físico, pois poderia tornar-se violento num pequeno ginásio.
Logo, escreveu 13 regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos em cada extremidade do ginásio, a uma altura equivalente a 3,05 metros, que se mantem até hoje.
Regulamento
Início do jogo – O jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, cuja só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto.
Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de 15 minutos entre o segundo e o terceiro período, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo períodos e entre o terceiro e o quarto períodos. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é