Tundra
Tundra é o último bioma antes do gelo do inverno em regiões extremamente frias como a Sibéria (norte da Rússia), o norte do Canadá, a Groelândia, a Suécia, o Alasca, a Noruega e a Finlândia. É um tipo de vegetação rasteira típica de regiões polares que ficam cobertas por gelo durante grande parte do ano, mesmo assim ocupa quase um quinto da superfície terrestre. Por estar grande parte do tempo congelada, dificulta a penetração de raízes de plantas grandes, por isso suas plantas, basicamente líquens (associação de fungos e algas) e algumas poucas herbáceas tem pouco tempo para se desenvolver.
Pode ser dividida em duas partes:
Tundra Ártica – Caracterizada pelo tipo de solo bastante permeável e por se localizar em latitudes próximas à região do Ártico Tundra Alpina - Encontrada no alto de montanhas em diversos países, possuem uma maior capacidade de drenar o solo, com raízes um pouco mais profundas.
Os animais da tundra desenvolveram mecanismos para resistir ao frio intenso como migrar para regiões mais quentes durante o inverno ou hibernar. Alguns exemplos são o urso-polar, o lobo-ártico, os bois-almiscarados e a lebre-ártica.
http://www.brasilescola.com/geografia/tundra.htm http://www.suapesquisa.com/o_que_e/tundra.htm http://www.infoescola.com/geografia/tundra/
Taiga
Também conhecida como floresta boreal, é um tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas. Predominante nas regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve. Distribui-se ao longo de uma faixa situada entre os 50 e 60 graus de latitude Norte e abrange áreas da América do Norte, ao sul da tundra.
Grande parte da vegetação da taiga é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registadas. E é composta por coníferas, que são árvores de grande porte com troncos retos e copas em forma de cones com folhas aciculifoliadas, ou seja, em forma de