Pteridófitas
SÉRIE: 2º ANO B / PROF.:ELISANGELA/DISCIPLINA: BIOLOGIA
ALUNAS: _ Débora Travassos _ Elizabeth Cristina _ Esmeralda Marina _ Giovana Lima _Hallana Silva _Leticia Silva _Mylena Silva
PTERIDÓFITAS
- 2014 –
Pteridófitas
Tem como representantes samambaias, avencas, xaxins e cavalinhas. A palavra "pteridófitas" vem do grego "pteris", que significa "feto", mais "phyton", que significa "planta”. As pteridófitas recebem essa denominação pelo fato da posição em que as folhas brotam,lembrando a posição do feto.
Características
A característica mais marcante é a presença dos vasos de condução de seiva (água e nutrientes), diferente das briófitas, sendo assim o primeiro grupo, na linha de evolução, a ser vascularizado. Podem estar presentes em locais não tão úmidos, conseguemmanter-se na presença de sol por algum tempo e sem água pura e maciça.
Com a presença dos vasos condutores de seiva,agora temos um aumento de tamanho da estrutura,podendo atingir tamanhos impressionantes. Não possuem sementes,flores nem frutos,mas sim“órgãos verdadeiros”. Sendo assim,seu corpo se divide em três estruturas:
Raiz: tem a função de fixar a plantar ao solo e absorver a água e os sais minerais
Caule: É horizontal e subterrâneo, também chamado de rizoma,serve como suporte,tem participação no direcionamento das folhas para a iluminação e o transporte de água e alimento.
Folhas: É a responsável pela fotossíntese e pela transpiração.
Espécies
Entre as espécies mais conhecidas das pteridófitas estão às espécies do gênero Licopodíneas, Seraginella e Filicíneas.
Licopodíneas: Representadas apenas por cinco gêneros, sendo o mais comum a Seraginella.
Seraginella: São muito comuns em matas tropicais, mas ocorrem também em regiões áridas, como desertos e caatingas. Nas caatingas do Nordeste brasileiro, por exemplo, existe a Seraginella convoluta, que como outras espécies de regiões áridas,