Basquetebol
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Disposição sinérgica da disciplina Basquetebol compreendida na matriz curricular para formação do ser humano profissional em Educação Física
O basquetebol enquanto esporte da cultura do movimento humano vem garantindo seu espaço na formação do professor de Educação Física, devido sua contribuição na formação técnica e humana.
Uma vez diagnosticada a representatividade mundial e familiaridade do brasileiro com o fenômeno esportivo, em especial o basquetebol, faz-se necessário despertar os Seres Humanos, futuros Profissionais em Educação Física, quanto às particularidades bio-psico-sócio-afetivo-culturais do jogo enquanto instrumento pedagógico-educativo cercado de história, estória e perspectivas sociais que abarcam o despertar pela busca e construção do conhecimento epistemológico necessário à atuação profissional.
A presente discussão ascende à valorização da cultura corporal do movimento diante de sua importância para o desenvolvimento da motricidade humana, considerando o respeito e valorização das diferentes manifestações de suas vertentes bio-psico-sócio-afetivo-culturais. Desta forma, profissionais em Educação Física, à quem as pessoas confiam o seu bem mais precioso, o corpo humano, precisam ter uma boa formação ética, técnica e pedagógica, bem como um nível de discernimento de como planejar e desenvolver adequadamente a prática esportiva, respeitando as múltiplas manifestações culturais de um ambiente de característica diversidade e concomitantemente ousando identificar a essência singular de cada ser humano para o delineamento de seu trabalho.
Diante o presente diagnóstico, faz-se necessário despertar o profissional e instigar seu viés crítico quanto às características e particularidades das possíveis manifestações do fenômeno esportivo, em especial o basquetebol, nos diferentes nichos escolar, participação e performance. Destaque para alguns objetivos sobre a perspectiva educativa do basquetebol