trabalho
Leitura e Produção de Texto
MATÃO / SP - Junho/2013
INTRODUÇÃO
Esta Atividade Pratica Supervisionada foi realizada com base no desafio proposto pela coordenação pedagógica, sobre a disciplina de Leitura e Produção de Texto, focando o bom desenvolvimento acadêmico através da pratica da leitura e escrita. Para isto, foram realizadas diversas pesquisas: concepção e estratégia de leitura, leitura e produção de sentidos, gêneros textuais, tipos de textos, coerência textual e elementos coesivos, além de uma consulta a nova norma ortográfica. Todos estes conhecimentos proporcionaram a produção um texto dissertativo-argumentativo escolhido pelo próprio grupo.
a) Concepção de leitura
Ler não pode ser um ato mecânico, pelo contrário, deve ser um ato prazeroso, algo que não seja visto como uma obrigação. É acima de tudo um ato de raciocínio, para captar os significados que não aparecem diretamente no texto, é uma atividade extremamente rica e complexa, um processo de descoberta, assimilação de conhecimento, interiorização e reflexão. A compreensão depende muito da bagagem cultural do individuo, onde se deve procurar ler algo que tenha ver com cada um individualmente, pois para aprender a ter o hábito da leitura é preciso ler aquilo que lhe dá prazer, mesmo que isto seja um gibi.
b) Estratégia de leitura.
As estratégias de leitura dizem respeito ás formas utilizadas pelo leitor, para facilitar a compreensão das informações de um texto, onde cada um adota procedimentos diferentes, uma vez que, nem todos assimilam conhecimentos da mesma forma.
Muitas pessoas encontram dificuldades em ler por se tratar de uma atividade cansativa, monótona e difícil. Isso ocorre por que na maioria das vezes, o individuo não encontrou um meio estratégico de realizar sua leitura. Em primeiro lugar como já foi dito deve escolher ler algo com que você identifica-se e goste,