CONCEITOS DE COMUNICA O
1. Conceito Etimológico
Provém do verbo latino communicare, que significa pôr em comum. A finalidade da comunicação é pôr em comum não apenas idéias, sentimentos, pensamentos, desejos, mas também compartilhar formas de comportamento, modos de vida, determinados por regras de caráter social.
Desse ponto de vista, comunicação é também convivência, que traz implícita a noção de comunidade, vida em comum, agrupamento solidário, baseado no consenso espontâneo dos indivíduos. consenso significa acordo tácito, que pressupõe compreensão - e, em última análise, o objetivo da comunicação é este: o entendimento entre os homens.
Comunicar significa participação, troca de informações, tornar comum aos outros idéias, volições e estados d’alma.
Esse conceito preza o fato das pessoas poderem entender umas às outras, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está isolado, o que está longe da comunidade.
Comunicação é o processo de compartilhar ou transferir uma informação de uma pessoa para outra. Seu objetivo é o entendimento entre as pessoas.
A LINGUAGEM É APENAS UM DOS CODIGOS QUE USAMOS PARA EXPRIMIR AS IDEIAS. Birdwhistell EOUTROS ESTUDARAM A COMUNICAÇÃO POR FORMAS NÃO-VERBAIS: POR EXPRESSÕES FACIAIS, POR MOVIMENTOS DAS MÃOS E DOS BRAÇOS.
As pessoas podem comunicar-se em muitos níveis, por muitas razões ,com muitas pessoas, de muitas formas.
RUESCH e BATESON NOS DÃO ALGUNS EXEMPLOS HIPOTÉTICO DAS ESPÉCIES DE COMUNICAÇÃO QUE PODERIAM SER USADAS NUM DIA COMUM:
- Comunic. Escrita; Comunica. Ilustrada; Comunicação Falada; Comunic. Em grupo, Comunic. Consigo; etc.
Como nos lembram Bateson e Ruesch, este exemplo não enumera todos os comportamentos comunicativos. Ilustra apenas algumas situações sociais nas quais a comunicação ocorre, e alguns dos seus elementos ou ingredientes. A palavra “comunicação” tornou-se popular. É usada hoje para denominar os problemas de relações entre trabalhadores e dirigentes, entre nações, entre pessoas em geral.
A