Conceitos básicos para conduzir uma negociação
Negociação é o processo de comunicação na busca da aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando melhor resultado possível para ambos os negociadores.
Vamos citar algumas habilidades que são necessárias para um bom negociador: ser um bom ouvinte, desenvolver um espírito negociável, mas para isso é preciso também te um excelente ambiente de negociação, a agressividade deve ceder lugar ao consenso no processo, para que possa alcançar o objetivo planejado. É primordial ter em mente que por mais difícil que pareça um acordo sempre haverá a possibilidades de alternativas. Planejar é superimportante, precisa desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a intervir na negociação. Ser paciente também faz parte de um bom negociador, alguns negociadores que por pressa em fechar o acordo acaba tendo um resultado razoável, que poderia se tornar em ótimo. Um ponto interessante também é visar a satisfação, tanto um quanto o outro negociador deverão estar comprometidos na busca de um resultado satisfatório, não terá sido negociação de fato se somente um lado alcançar seus objetivos e o outro ficar com a sensação de perda ou frustração, é preciso visar a satisfação do processo como um todo e lutar para obter o máximo possível. O outro lado certamente fará o mesmo e aí se tem um resultado satisfatório para ambos, e sem frustrações. Ser ético é importante numa negociação traz muitas vantagens, assim também precisam ser respeitadas as diferenças culturais, religiosas e os valores é fundamental ver o outro como um parceiro.
Temos 3 elementos fundamentais em um processo de Negociação são eles: Tempo, Informação e Poder.
Os processos de negócios são ligados à essência do funcionamento da organização, um primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é o seu processo, que inclui entradas (inputs), o processo em si (transformação) e a saída (oupts). A visão