conceitos antropologos
Curso : Serviço Social Turno : Noturno Disciplina: Antropologia
Aluna : Ana Paula Lobo Silva Atividade Avaliativa II
1-A cultura é dinâmica .
R=A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
2-Como a cultura interfere no plano biológico. Exemplifique.
R=Segundo o livro “Cultura um conceito Antropológico” escrito por Roque de Barros Laraia, a cultura interfere em nossas vidas tanto positivamente, quanto negativamente, em vários aspectos, inclusive no plano biológico. Ao contrário do etnocentrismo, temos a indiferença que se manifesta quando um grupo ou indivíduo perdem a crença em certos costumes e valores, perdendo a motivação de se manterem vivos e unidos. Alguns exemplos são como as dos africanos, que foram forçados a deixar as suas terras, e tendo que acostumar se com outros costumes, tipo físicos, línguas totalmente diferentes, e acabaram perdendo suas motivações de viver, cometendo suicídio e definhando pelo mal chamado de banzo (saudade). E os Kaingang (tribo indígena) que aconteceu algo semelhante, em torno de 1912 quando perdeu uma parte de seus membros, devido seu território ter sido invadido pelos construtores da Estrada de Ferro Noroeste.
A cultura não só influi o comportamento de um indivíduo, mas como também sua fisiologia através de sua forma de pensar. Deparar-se com uma maneira de agir ou uma cultura diferenciada pode acarretar em apatia, desestímulo, falta de emoção e entusiasmo e até no abandono de sua crença, que geralmente é o que mantém o indivíduo