assistente social
Nyelle Josino Bergamo*
RESUMO
Este artigo tem por finalidade a promoção de uma reflexão sobre o exercício do assistente social, bem como suas práticas em seu campo de atuação, os olhares que este profissional atrai para si, visando como o mesmo se comporta, sabendo das dificuldades que este enfrenta ante a um Estado omisso, buscando minimizar as falécias causadas pelo sistema capitalista que resultam na questão social. Sabendo-se que não há fórmulas para esse fazer profissional, todos seus atributos e apropriações de conhecimentos, acarretam aos assistentes sociais uma necessidade constante de renovação e determinação pra que estes sejam vistos como profissionais capacitados a fazer o que lhes é proposto levantam a questão de qual postura correta a manter,diante das dificuldades vigentes para apresentação de um trabalho de excelência.
Palavras-chave: Serviço social, Atuação profissional, Campo de atuação
* Graduanda 4º periodoem Serviço Social-Faculdade Norte Capixaba-Unisam
E-mail:Nyellebergamo@hotmail.comINTRODUÇÃO:
Algumas lacunas existentes no exercício profissional da Assistência Social geram perguntas que necessitam de respostas imediatas ou que ao menos nos faça refletir o porquê dessas questões se repetirem com tanta regularidade. Tem se percebido numa constante que grande parte dos profissionais do Serviço Social ao conseguir se engajar num campo de atuação, em um curto espaço de tempo se sinta perdido e/ou desmotivado. Mas porquê? Se há tanto a ser feito, se seu trabalho exige do mesmo, vivacidade e motivação, qual seria a explicação lógica para esse fenômeno que assombra essa classe? O objetivo deste é abordar alguns conflitos existentes na atuação do profissional quando o mesmo já está em inserido em seu campo de trabalho.
Mediante a aclarada necessidade de um profissional pujante, percebemos a necessidade de alertar aos profissionais e aos graduandos em Serviço Social,