Conceito e objetivos de Recrutamento
É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. Assim, tendo a função de suprir a seleção de matéria-prima básica (candidatos) para seu funcionamento.
Conceito e objetivos de Seleção A seleção de pessoal é um dos subsistemas de recursos humanos mais importantes. Depois de efetuado o recrutamento, o próximo passo é selecionar o indivíduo em destaque, ou seja, aquele que está mais intimamente ligado com as necessidades do cargo. O objetivo básico da seleção é o de escolher e classificar os candidatos com maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo adequando-se às necessidades da organização.
Estrutura de um programa de Recrutamento e Seleção O processo de recrutamento tem início após a tomada de decisão por parte do órgão que possua a vaga a ser preenchida. O recrutamento sendo função de Staff, tem suas providencias oficializadas através de uma requisição de empregado. Quando dispondo da requisição de empregado, o órgão de recrutamento verifica se existe algum candidato adequado disponível nos arquivos; caso contrário, deve recrutá-los através das técnicas de recrutamento.
O recrutamento divise-se em:
Recrutamento interno: atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, isto é, promovendo ou transferindo profissionais para atividade mais complexas.
Pontos positivos do recrutamento interno:
É mais econômico
É mais rápido
Apresenta maior indicie de validade e de segurança
É uma fonte de motivação para os empregados
Pontos negativos do recrutamento interno:
Falta de recursos