Conceito mini-fabricas
Conceito Mini-fabricas
Nome:
Introdução:
Com crise na indústria automobilística americana na década de 1960 causada pela rápida evolução da industria japonesa, devido a inserção do Sistema Toyota de Produção, um acadêmico americano procurando justificar alguns motivos que estariam levando a indústria automobilística em geral americana a perder competitividade, acaba revolucionando o modo de tomada de estratégias.
Wickham Skinner, graduado na Yale e professor da Universidade de Harvard, é considerado o principal precursor do conceito hoje conhecido como Estratégia de Manufatura, que ele mesmo define como: um plano de longa duração para o desenvolvimento de diretrizes e estruturas operacionais consistentes. Estratégia de Manufatura é endereçada às decisões estruturais. Estas decisões estruturais correspondem à decisões que limitam sua operação por anos - são coisas que são difíceis de mudar, como o número, o tamanho, a localização das plantas, os maiores sistemas de controle, organização e gerenciamento de recursos humanos, a seleção de equipamentos e do processo tecnológico.
Skinner fala que “a manufatura é geralmente percebida da forma errada pela “alta administração”, gerenciada da forma errada ao nível de planta e ensinada da forma errada nas escolas de administração". As empresas atribuíam pouca importância à manufatura no contexto da estratégia empresarial, segundo Skinner, o que é um erro muito grave pois “… o que parecem ser decisões rotineiras concernentes à manufatura freqüentemente acabam por limitar as opções estratégicas da corporação, atrelando-a, através de instalações, equipamentos, pessoal e controles básicos e políticas a uma postura não competitiva que pode levar anos para ser contornada”..
Skinner criou ainda o conceito de Mini-fábricas, onde diferentes linhas de produtos são alocadas dentro das fábricas e aconteceram várias modificações nas fabricas do mundo todo.
No decorrer dos tempos, o