Conceito matriz ge
A Matriz GE, Também Chamada, pelo mercado, de Matriz McKinsey surgiu como uma alternativa à Matriz BCG, visando a sua utilização na administração de produtos, marcas e unidades de negócio, ajudando as organizações a decidir onde investir ou quais produtos ou marcas adicionar ao portfólio.
A Matriz GE adiciona 5 quadrantes à Matriz BCG, totalizando 9, contra 4 da antecessora, aumentando, assim, as oportunidades de análise.
Ao Invés de observar apenas o mercado em si de um determinado produto e a sua respectiva participação, a Matriz GE passa a analisar A atratividade de um determinado mercado e a força competitiva de um determinado produto, serviço, empresa, marca ou unidade de negócios, nesse determinado mercado, ampliando, dessa forma, as oportunidades de análise.
A estrutura da Matriz GE é construída de acordo com a maioria das diversas outras existentes no mercado, ou seja, com o eixo X crescendo da direita para a esquerda e com o eixo Y crescendo de baixo para cima. Isso faz com que o quadrante superior esquerdo seja o que apresenta, por exemplo, um produto posicionado com uma grande força competitiva em um mercado de grande atratividade.
Diversos fatores influem nas duas grandezas analisadas, fornecendo assim, para a empresa, inúmeras chances de administração em diversas variáveis, como pode ser analisado no quadro abaixo Fatores que influenciam a atratividade do mercado | Fatores que influenciam a força competitiva | - Tamanho do Mercado
- Segmentação do mercado
- Preços e suas tendências
- O crescimento do mercado
- Rentabilidade do Mercado
- Oportunidade de diferenciar produtos e serviços
- Estrutura de distribuição e logística |
- A força da marca
- A força da empresa
- A participação de mercado
- A fidelidade do cliente
- A força da logística
- A Inovação |
Fonte: www.portaldomarketing.com.br
Por Daniel Portilho Serrano
Data de criação: 01/07/2011
Link: