Trabalho Matriz GE
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica tendo como objetivo entender a relação existente entre a matriz GE e o ciclo de vida de um produto.
Para entender dessa relação devemos definir o que é matriz GE e o ciclo de vida de um produto, por fim entender a relação existente.
Segundo Fernandes e Berton (2005, p. 139), matriz GE, “[...] analisa o posicionamento da empresa e a atratividade do setor.”
A matriz GE é uma ferramenta utilizada dentro das empresas para avaliar cada um das suas unidades de negócios. Essa ferramenta é utilizada principalmente quando o assunto é tomar decisões estratégicas ou para transportar algum tipo de recurso, isto é, para contribuir e avaliar o potencial de lucro e venda de cada uma das unidades e negócios existentes em uma empresa.
A matriz GE foi desenvolvida pela necessidade de melhor posicionamento da AEN (Área Estratégica de Negócio) em relação a matriz antecessora BCG (Boston Consulting Group), que possui uma visão, do ponto de vista de muitos críticos, excessivamente simplificada. Por essa razão muitos críticos afirmam que a Matriz GE é uma versão mais avançada da matriz BCG, cuja possui vantagens por possuir um maior número de variáveis.
A nova matriz usa a atratividades da (AEN), que corresponde a um seguimento distinto do ambiente no qual a empresa atua ou quer atuar, no lugar do crescimento por volume (como é proposto pelo BCG), e a posição competitiva no futuro em lugar da participação relativa no mercado.
Este modelo pode ser usado em todo o ciclo de vida do produto e sob diversas situações distintas. O resultado desta análise é o conjunto de perspectivas em termos de crescimento, rentabilidade, turbulência, e tecnologia que serão oferecidas pela AEN no futuro a qualquer concorrente competente.
2. Analise Ambiental – Matriz BCG
A matriz BCG é um modelo para análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Para garantir a criação de valor