trabalho de marketing
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE MARKETING I
4º PERÍODO NOTURNO
MATRIZES BCG E GE
José Dantas de Farias Júnior
Profª.: Nadia
Maceió, Setembro de 2014.
MATRIZ BCG
A matriz BCG serve para analisar o portfólio de produtos e os negócios da empresa, tendo como base o ciclo de vida de cada produto. Esta matriz foi criada nos anos 70 por Bruce Henderson para uma empresa chamada Boston Consulting Group, por isso a sigla BCG. Fez tanto sucesso na época que passou a ser utilizada por outras empresas, auxiliando no processo de tomada de decisão pelos profissionais de marketing e vendas.
A matriz aborda dois pontos chaves: o crescimento do mercado e a participação relativa de mercado. Com base nos dados analisados pode-se concluir que quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou a sua participação de mercado, melhor será para a empresa analisada em relação competitivo a seus concorrentes.
Como podemos observar a matriz BCG é composta por 04 quadrantes e, cada um deles tem sua devida importância. São eles: Estrela; Ponto de Interrogação; Vaca Leiteira e Abacaxi. No quadrante “Ponto de Interrogação” está posicionado os produtos com altas taxas de crescimento. São produtos que exigem grandes investimentos, mas possui baixo retorno isso, porque sua participação no mercado é baixa e por está em um mercado com alto crescimento. Neste caso os produtos que se encontram neste quadrante pode se transformar em “Estrela” caso seja feito um bom trabalho pela área de marketing da empresa. No quadrante “Estrela” está os produtos com alta participação de mercado e com altas taxas de crescimento. Mas não é por isso que não merece cuidados porque se o crescimento no mercado for reduzido pode causar danos, e se transformará em uma “Vaca Leiteira”. No quadrante